Ramadan mubarak

As salam ualaikum Ahlan wasahlan ya Ramadan.
Irmãos e irmãs, o tão esperado mês chegou: o Ramadan. Muçulmanos ao redor do mundo anseiam por esta maravilhosa data em que tudo o que há de bom floresce em cada fiel a Allah(swt).
Para os curiosos que ainda não sabem, o Ramadan (pronunciado com o r vibrante, como na palavra 'prato') nono mês do calendário lunar islâmico marca o início do período de jejum, em que muçulmanos de todo o mundo não somente se abstêem de comer e beber durante o dia, antes do sol nascer até se pôr, mas também, de fumar e ter relações sexuais. Foi o mês em que se deu a revelação do Sagrado Alcorão:
" O mês de Ramadan foi o mês em que foi revelado o Alcorão, orientação para a humanidade e vidência de orientação e Discernimento. Por conseguinte, quem de vós presenciar o novilúnio deste mês deverá jejuar; porém, quem se achar enfermo ou em viagem jejuará, depois, o mesmo número de dias. Deus vos deseja a comodidade e não a dificuldade, mas cumpri o número (de dias), e glorificai a Deus por ter-vos orientado, a fim de que (Lhe) agradeçais."(Al Báqara - 185)
Então, irmãozinhos e irmãzinhas, é um mês de nos purificarmos de todas as coisas ruins que praticamos, sermos mais tolerantes com tudo e todos, sentirmo-nos fisicamente e espiritualmente mais "leves", simpatizarmo-nos com aqueles que não tem coisa alguma para se alimentar, sermos mais pacientes e aumentarmos nossa paciência (assim como disse Abu Bakr[as]: "Seja paciente. A paciência é uma das coisas mais importantes."), estarmos mais próximos de Allah(swt) o Criador Supremo e Soberano, fazermos atos de caridade, mês de orações e contemplações - mês de sentirmos a verdadeira razão e orgulho de sermos muçulmanos e adorarmos um único Deus todo poderoso que tudo sabe e tudo é capaz de fazer. Que Allah(swt) perdoe nossos pecados, não somente a fé aumente e resplandeça
em nossos corações, mas também, transbordem de amor ao Misericordiosíssimo, que a irmandade se una cada vez mais (apesar de estar distante e dispersa, nunca se é tarde para reatar os laços), que continuemos na senda reta (siratal mustaqin) e que o Islam se espalhe por todo o mundo levando a todos os corações a verdade e a salvação – insha Allah. Ila liqa.
PS: Rogo a todos que puderem ir às mesquitas e participarem da Taraweeh, a fim de orar em congregação, por favor, não exitem, simplesmente façam. Necessitamos estreitar os laços da irmandade a fim de sermos somente UM.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antes de você chegar

Responsabilidade

Welcome to life